top of page

Governo do Estado confirma retorno de Porto Alegre à bandeira vermelha


Da Redação do Sul21*


O governo do Estado divulgou na tarde desta segunda-feira (7) a atualização definitiva do mapa modelo de distanciamento controlado que irá vigorar entre os dias 8 e 14 de setembro, confirmando o retorno da região de Porto Alegre à bandeira vermelha.


Na atualização preliminar, divulgada na sexta, o governo previa que 12 regiões passariam à bandeira vermelha nesta semana, oito a mais do que na semana passada, mas foram aceitos os recursos apresentados pelas regiões de Taquara, Guaíba, Santa Cruz do Sul e Lajeado, que permanecerão na bandeira laranja.


Com isso, além de Porto Alegre, passam da bandeira laranja para a bandeira vermelha as regiões de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões e Erechim. Elas se somam às regiões de Santo Ângelo e Cruz Alta, que já estavam com essa classificação de risco na semana passada.


As outras mudanças confirmadas nesta segunda são os retornos das regiões de Ijuí e Santa à bandeira laranja. As classificações de risco amarela (menor) e preta (maior) não foram atribuídas nesta semana.


Ao todo, 184 municípios do Estado passarão a semana sob bandeira vermelha, o que corresponde a 47,6% da população gaúcha (5.394.294 habitantes). Desse total, 90 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 3,6% da população gaúcha (410.320 habitantes) –, o que permite que adotem os protocolos previstos pela bandeira laranja.


Destaque
Tags
bottom of page