Coluna Crítica & Autocrítica - nº 197
Por Júlio Garcia**
*'Vaza Jato’ fazendo água - Esta semana a já desmoralizada ‘Lava Jato’ – em particular o parcialíssimo ex-juiz Moro e o procurador (não menos parcial, agora investigado) Deltan Dallagnol – sofreram mais alguns sérios reveses. Começou com o arquivamento de mais uma Ação (sem provas) contra o ex-Presidente Lula, depois a absolvição do ex-Deputado Paulo Ferreira (PT/RS) e, por último, a suspensão pelo STF de uma Ação (também sem provas) que tramitava contra o ex-Deputado Federal e ex-Presidente da Câmara dos Deputado, Marco Maia (PT/RS).
*Sobre esses novos reveses da Lava Jato (ou Vaza Jato) escreveu o companheiro Luiz Müller no seu site (repostado por este colunista em seus blogues): “A Lava Jato e toda a parafernália midiática lançada contra o PT e contra seus dirigentes está sendo posta por terra pelo próprio judiciário. O TRF-4 acaba de decretar a inocência de Paulo Ferreira, ex-Tesoureiro do PT Nacional [formado em História pela UFRGS, natural de Santiago/RS e ex-Deputado Federal] nas acusações que lhe foram feitas e pelas quais cumpriu inclusive prisão. Ele havia sido condenado em primeira instância pelo parcial e suspeito Juiz Moro, e assim como Lula e os demais dirigentes, preso irregular e ilegalmente, na esteira dos desmandos de Sérgio Moro e de sua curriola lavajateira espalhada pelo Judiciário e pelo MP no Brasil inteiro. O Judiciário vai retomando o caminho da Constituição.”
*Em relação à suspensão da Ação contra Marco Maia, assim pronunciou-se seu advogado, Dr. Daniel Gerber: “Por anos a investigação nada trouxe de concreto aos autos, com o Ministério Público Federal oferecendo uma denúncia desamparada de quaisquer elementos que não a vontade do acusador em valorar a palavra de determinados delatores que negociaram suas liberdades ao preço de fantasias.”
...
*Eleições 2020 - O PT santiaguense realizou [virtualmente] dia 1/09 sua Convenção Municipal, com o objetivo central de definir suas candidaturas e realizar o sorteio dos números dos candidatos. “Os membros do Diretório Municipal, após longo debate, já tinham votado e decidido (por maioria) que a prioridade do PT santiaguense – diga-se de passagem, que é oposição de esquerda ao governo municipal do PP, ao governo Leite (no RS) e ao governo Bolsonaro - será a campanha para o Legislativo, buscando a retomada dos assentos que o Partido dos Trabalhadores já teve na Câmara Municipal de Vereadores. Ao final dos trabalhos, foram definidos 11 nomes – e seus respectivos números - para representarem o partido.” (Trechos da Nota divulgada pelo PT local).
...
*A propósito de minha participação nas próximas Eleições Municipais em Santiago, divulguei – dias atrás - o seguinte ‘Comunicado’: -Prezados(as) Companheiros(as) e Amigos(as): Informo que, atendendo apelos de vários companheiros e companheiras, dirigentes, amigos(as) e militantes do PT para que eu reconsiderasse a decisão de não concorrer à vereança neste pleito (possibilidade levantada após a retirada que fiz de meu nome como pré-candidato a Prefeito, depois que nosso Diretório Municipal, por maioria, decidir que o PT local não lançaria chapa ao Executivo, priorizando somente a eleição ao Legislativo), decidi atender ao ‘apelo’ dos(as) amigos(as) e companheiros(as) e colocar meu nome na relação dos pré-candidatos à vereança pelo PT santiaguense. (vide card acima). *#Alutasegue!
...
**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (PT) e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 04/09/2020.