top of page

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 189


Por Júlio Garcia**


*Impossível – pela gravidade da situação e pela responsabilidade que temos com nossos prezados leitores – não continuarmos escrevendo sobre a pandemia do Covid-19 - e da forma com que a mesma vem sendo enfrentada (em Santiago, na Região, no RS, no Brasil e no Mundo). É sabido que a pandemia iniciada na China (hoje controlada), mas verificada após – como verdadeira tragédia - na Itália, Espanha, França e nos EUA, apenas para citar alguns países, poderia ter sido em grande parte evitada caso seus governos tivessem sido mais prudentes e responsáveis no tocante ao isolamento social.

...

*Pois em relação ao, diga-se de passagem, mais que necessário, efetivo e continuado combate à pandemia, especialmente no tocante ao isolamento (como a mesma, responsavelmente, tem que ser enfrentada), em que pese as grandes diferenças - políticas e ideológicas - que temos com o atual governador do RS, com o prefeito de Santiago e seus grupos políticos, mais de uma vez registrei (nas Redes Sociais, em especial) elogios à forma adequada com que ambos estavam agindo nesta primeira etapa dessa verdadeira “guerra” (através do conteúdo dos decretos, vigilância e ações por eles determinadas, que objetivavam evitar a disseminação maior da doença que tem abatido tantas pessoas, no Brasil e no mundo). Leite, do PSDB e Tiago, do PP (dentre outros prefeitos) vinham, até agora (com o inestimável apoio do Exército e da BM, em especial aqui em Santiago) resistindo às pressões (oriundas de várias origens, em particular, de setores ligados a FIERGS, agronegócio, comércio etc.) para um “abrir geral”. Mereceram, portanto (diferentemente do que ocorre em relação ao entreguista insano que está à frente do Planalto), nosso reconhecimento e elogios.

...

*Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, e a ciência em geral, a forma mais eficiente de enfrentar esse verdadeiro flagelo é através da higiene, do isolamento e do distanciamento social. Contudo, tenho que externar aqui que, primeiramente o governador gaúcho e, após, o prefeito [de Santiago/RS], acabaram esta semana praticamente sucumbindo às pressões de grupos de empresários interessados mais em manter seus lucros do que na saúde da população, e determinaram o afrouxamento das medidas – corretas – antes adotadas, especialmente em relação ao comércio e serviços. Uma lástima, sem dúvida. Quiçá essa não seja a verdadeira ‘porteira’ que os levará, em pouco tempo, a ter sérios arrependimentos, mas que restarão inúteis... A hora de prevenir é agora - e a palavra de ordem determinante tem que ser #ficar em casa!

...

*Sobre a gravidade da situação, alerta o experiente jornalista Fernando Brito (RJ), no seu conceituado Blog Tijolaço – repostado também no Blog do Júlio Garcia, que edito: (...) “Os jornais voltam a anunciar para as próximas horas, ou até o fim de semana, a demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde. (...) Tudo nos dias em que a barreira de exames represados vai se abrir sobre as estatísticas e inundar o noticiário com milhares de casos e centenas de mortes, se for esta e não maior a ordem de grandeza nos números. (...) Em poucos dias caminharemos para o colapso não apenas da rede hospitalar, mas também de todo o sistema de gestão da máquina pública. Ninguém irá se sacrificar enquanto um psicopata ateia fogo ao país e quando os dirigentes da Saúde pública e as autoridades locais são publicamente desautorizadas.


Pode-se desconhecer quem substituirá Mandetta, mas não se pode deixar de saber que será pessoa de caráter fraco, por se acumpliciar a uma orientação genocida de Jair Bolsonaro, querendo mandar o povo às ruas justo nos momentos em que entramos no pico da contaminação viral. Os dias que virão serão sombrios e que o acaso e o isolamento possam proteger a alguns de nós. (...)


Há, porém, razões políticas para que, ainda num dia distante, ao sairmos disso, esta gente seja responsabilizada pelos crimes que cometem contra a vida de milhares de brasileiros”. –Que assim seja...


***

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, dirigente político (PT) e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 17/04/2020. - (E.T.: Artigo escrito em 16/04, antes, portanto, do anúncio feito por Bolsonaro da saída de Mandetta do Ministério da Saúde, substituído que foi pelo médico/empresário Nelson Teich).


Destaque
Tags
bottom of page