top of page

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 184



Por Júlio Garcia**


*Sobre Santiago/RS (II) – Dando sequência aos preocupados registros que fizemos recentemente neste espaço: E o dito – e propagandeado - reajuste salarial do Funcionalismo Público de Santiago ... ficou aquém da inflação - Segundo a Agência Brasil, a inflação oficial do país (medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA -), fechou o ano de 2019 em 4,31%. A taxa é superior aos 3,75% observados em 2018, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE).


*Portanto, diferentemente do que foi apregoado por representante do Executivo Municipal de que o ‘reajuste salarial dos Funcionários Públicos Municipais de Santiago, de 4%, ficou acima do INPC conforme foi divulgado, não se sustenta, pois o mesmo ficou bem aquém da inflação, que foi de 4,31%. Uma simples questão de matemática elucida: 4% é, por óbvio, menor do que 4,31%. Nada a comemorar pelos trabalhadores, muito pelo contrário!


*Há que registrar, sobre o fato acima, o estranho o silêncio – quase – geral sobre o tema, a começar pela maioria da mídia - mas, estranhamente, também pela direção do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Santiago.


*Poluição sonora - Registre-se, ainda, sobre as tantas mazelas que temos em Santiago (como já anotamos na Coluna anterior, nº 183), ainda a verdadeira tortura que representa aos nossos ouvidos os altíssimos decibéis oriundos de todo o tipo de propaganda sonora (ônibus de som, carros de som, caminhões de som, motos de som, bicicletas de som...) que circulam diuturnamente na cidade, sem controle, sem fiscalização... Até quando?

...


*Sobre os mais recentes ataques despudorados, preconceituosos, antidemocráticos e misóginos de Bolsonaro contra jornalistas, reproduzo a seguir a última Nota Oficial da ABI:


“Nesta terça-feira, mais uma vez, para vergonha dos brasileiros, que têm o mínimo de educação e civilidade, o presidente da República, Jair Bolsonaro, é ofensivo e agride, de forma covarde, a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo. Este comportamento misógino desmerece o cargo de Presidente da República e afronta a Constituição Federal.


O que temos visto e ouvido, quase cotidianamente, não se trata de uma questão política ou ideológica. Cada dia mais, fica patente que o presidente precisa, urgentemente, de buscar um tratamento terapêutico.


A ABI conclama a sociedade brasileira a reagir às demonstrações do “Cavalão”, como era conhecido Bolsonaro na caserna, e requer à Procuradoria Geral da República que cumpra o seu papel constitucional, denunciando a quebra de decoro pelo ex-capitão Jair Bolsonaro. (por Paulo Jeronimo de Sousa - Presidente da Associação Brasileira de Imprensa)”

...


*Sobre as Eleições Municipais deste ano em Santiago/RS e Região:


“Além de contribuir na eleição de uma bancada de vereadores(as) verdadeiramente de oposição, entendo que o PT não pode se furtar de apresentar um Programa de Governo que inverta prioridades, discuta uma nova matriz produtiva, contemple a maioria do povo, sobretudo a juventude, os trabalhadores e os excluídos, gere empregos e renda ... e lance em seguida seus pré-candidatos (ao legislativo e ao executivo, para irem se apresentando e fazendo esse importante diálogo com a população) - claro, sem prejuízo de, paralelamente, discutir com os setores democráticos e populares da sociedade local (não muito numerosos, mas qualificados, pensantes...) - que são verdadeiramente oposição ao PP, Leite e Bolsonaro a possibilidade - melhor, necessidade! - da construção de uma Frente de Esquerda e Democrática já para estas eleições.


Esse debate é importante, prioritário e deve ser feito sem mais tardar.” (Parte de minha intervenção na reunião de nossa Executiva Municipal, na última sexta-feira, 14/02, em Santiago/RS).

...


**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, Poeta, dirigente político (PT) e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 21/02/2020.

Destaque
Tags
bottom of page