top of page

Partido dos Trabalhadores de Santiago realizou Encontro


Da Redação


O Partido dos Trabalhadores - PT, dando sequência ao cronograma político/organizativo aprovado anteriormente por sua Direção Nacional, realizou no domingo, 8/09, a etapa municipal do seu 7º Congresso Nacional, através do Processo de Eleição Interna (PED). Em Santiago/RS o evento ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, tendo iniciado às 9h e encerrado às 17h. Além dos votos para as chapas Nacional e Estadual (que elegeram delegados para os respectivos Encontros, que ocorrerão em outubro e novembro), foi eleita a próxima Direção Municipal (Diretório, Comissão de Ética e Conselho Fiscal) do PT.


Para a eleição do Diretório Municipal, diferentemente do que ocorreu em relação à instância estadual e nacional, em Santiago não houve disputa, pois foi construída uma plataforma programática comum e lançada uma chapa unitária. Para a Presidência do partido no município, à exemplo da chapa para o DM, também houve consenso, uma vez que foi acordado e apresentado somente o nome do atual vice-presidente, Rômulo Vargas (que sucederá a atual Presidenta, Advogada e ex-vereadora Iara Castiel).


“O momento político delicado, o retrocesso geral que vive o estado e o país, em especial os ataques que sofrem os trabalhadores – e que, em Santiago e no RS, não é diferente – exige muita maturidade, clareza, dedicação, coragem política e, sobretudo, muita unidade partidária para enfrentarmos e vencermos a atual conjuntura incerta e difícil - e também para nos prepararmos para as eleições municipais do ano vindouro”, enfatizaram os dirigentes petistas santiaguenses.


Os petistas locais entendem, em sua maioria, que a prioridade do partido nas próximas eleições será eleger uma representativa bancada no legislativo municipal, à exemplo do que já teve em anos anteriores. Para o Executivo municipal o PT ainda está discutindo qual a tática que adotará, podendo lançar candidatura própria, coligar-se com partidos de centro-esquerda ou apenas lançar candidatos à vereança; a decisão final sobre esse tema deverá ocorrer no início do próximo ano.


A nova Direção Municipal do PT tomará posse em janeiro de 2020.

Destaque
Tags
bottom of page