Partido dos Trabalhadores de Santiago realizará Encontro neste domingo
O Partido dos Trabalhadores - PT, dando sequência ao cronograma político aprovado anteriormente por sua Direção Nacional, iniciou seu 7º Congresso Nacional e realiza neste domingo, 8/09, a etapa Municipal do Processo de Eleição Interna. Em Santiago/RS o evento ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com início previsto para as 9h. Às 10h, no mesmo local, deverá ocorrer a apresentação das Teses das Chapas que concorrem a nível Estadual e Nacional. Para o Diretório Municipal do partido não haverá disputa, pois foi construída uma plataforma programática comum e lançada uma chapa unitária. Todos os filiados podem participar e votar no Encontro. A nova direção municipal tomará posse em janeiro do ano que vem.
Juntamente com as Teses (nas três esferas: municipal, estadual e nacional), também estão sendo discutidas a tática e a estratégia que o PT adotará para as de Eleições de 2020 em Santiago. Segundo seus dirigentes, há consenso de que o partido deverá lançar uma forte nominata de candidatos à vereança, buscando retomar as cadeiras que já teve no Legislativo Municipal. Para o Executivo Municipal, o PT está avaliando se lançará candidatura própria ou se buscará articular uma Frente Popular e Democrática, cujos partidos - e/ou setores que dela participarem - estejam em oposição ao continuísmo não só do PP local, mas também em relação aos governos direitistas, antidemocráticos e anti-trabalhistas de Bolsonaro (PSL) e Eduardo Leite (PSDB/RS) e seus aliados. No caso de prosperar a construção de uma frente oposicionista, o PT “pode inclusive abrir mão da cabeça da chapa majoritária, numa clara demonstração boa vontade para viabilizar a unidade. Mas, primeiro, temos que aprofundar a discussão com o povo trabalhador, com a juventude – e com os possíveis aliados; se a discussão avançar nesse sentido, a meta é começaremos a construir um Programa de Governo avançado, popular e democrático, invertendo prioridades, para, só depois, definirmos os nomes dos candidatos majoritários da oposição democrática e popular”, já havia externado uma das lideranças petistas de Santiago.
Para a Presidência do partido no município, à exemplo da chapa para o DM, não haverá disputa, uma vez que foi acordado e apresentado somente o nome do atual vice-presidente, Rômulo Vargas (que deverá suceder a atual Presidenta, Advogada e ex-vereadora Iara Castiel). “O momento delicado, o retrocesso geral que vive o estado e o país – e que, em Santiago, não é muito diferente – exige muita maturidade, clareza, dedicação, coragem política e, sobretudo, muita unidade partidária para enfrentarmos e vencermos a atual conjuntura”, finalizaram os dirigentes petistas santiaguenses.