top of page
Buscar

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 171

  • Foto do escritor: O Boqueirão Online
    O Boqueirão Online
  • 23 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Por Júlio Garcia**


*Dando sequência ao que escrevi na Coluna anterior (“Estado Policial”, onde discorri sobre as barbaridades que estão acontecendo no país nos últimos tempos, em particular sobre o aumento da violência policial – sendo que Santiago e Região, infelizmente, não se constituem em exceção), a mesma gerou (especialmente nas Redes Sociais) várias manifestações – algumas, endossando as preocupações do Colunista; outras, se opondo... Acho normal, já falei aqui que concordo com a máxima de que “toda unanimidade é burra”, como colocava o saudoso Nelson Rodrigues...


*Bom, que cada um pense como bem entender – e que também assim aja, se achar necessário... Este Colunista entende que não pode (nunca!) se omitir, ainda mais sobre um tema tão candente quanto esse – e pensa que ‘está fazendo a sua parte’ ao alertar para o que está acontecendo no país – e para onde iremos rumar, caso esse clima de ódio (que também é fomentado irresponsavelmente por Bolsonaro e sua turma, especialmente contra os trabalhadores, desempregados, jovens, negros, pobres, índios e LGBTs...) prospere em nossa sociedade. Essas aberrações odiosas precisam de um ‘basta!’ imediato.


*A propósito, o grande Bertold Brecht (foto) - notável dramaturgo, poeta, militante político e encenador alemão -, na Alemanha dos anos 30, com o poema Intertexto (que reproduzo abaixo) já alertava para o perigo que estava sendo gestado então naquele país (e no mundo!), cujo resultado final é sobejamente conhecido:


Primeiro levaram os negros

Mas não me importei com isso

Eu não era negro


Em seguida levaram alguns operários

Mas não me importei com isso

Eu também não era operário


Depois prenderam os miseráveis

Mas não me importei com isso

Porque eu não sou miserável


Depois agarraram uns desempregados

Mas como tenho meu emprego

Também não me importei


Agora estão me levando

Mas já é tarde.

Como eu não me importei com ninguém

Ninguém se importa comigo.

...


**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, Poeta, dirigente político (PT) e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 16/08/2019.

 
 
 
Destaque
Tags

© 2017 Portal O Boqueirão ONLINE

  • Facebook
  • Twitter
bottom of page