top of page

Coluna Crítica & Autocrítica - nº 168


Por Júlio Garcia**


*Sem exageros, quando pensamos que chegamos ao “fundo do poço” ... novas ‘crateras’ se abrem sob nossos pés. Refiro-me ao que está ocorrendo em nosso país, especialmente sobre as recentes ações (?!!) e ‘declarações’ de Jair Bolsonaro e de vários de seus ministros. Além de tentarem criminalizar jornalistas (como os do site The Intercept Brasil) no exercício de seu legítimo direito de informar (desnudando o ex-juiz Moro e seu comparsa Dallagnol, dentre outros, nos vazamentos dos crimes praticados por esses – e outros procuradores de Curitiba – no escândalo da Lava Jato – hoje Vaza Jato, que condenou Lula sem provas para impossibilitá-lo de concorrer e vencer a última eleição presidencial, como hoje já é sabido pela maioria pensante dos brasileiros – e mundo afora!). Agora, na maior ‘cara dura’, a PF de Moro e cia (Globo junto, é claro!) vem com os tais ‘hackers’ de proveta para tentar criminalizar não só os jornalistas, mas também o PT, visando colocar a sujeira para debaixo do tapete e confundir a opinião pública...


*Como diz o ditado “desgraça pouca é bobagem”: A ‘contrarreforma’ da Previdência, o preconceito criminoso descarado do bozo proferido contra os nordestinos (‘paraíbas’, segundo ele); a liberação irresponsável, indiscriminada e criminosa de agrotóxicos (para agradar ao chamado ‘agronegócio’, envenenando mais ainda a população, em especial os mais pobres); o patrimônio do povo brasileiro sendo vendido na ‘bacia das almas’ (começou a liquidação da Petrobras, com a venda da BR Distribuidora para os gringos...


*E vem mais por aí. Aqui no RS, o governador Leite/PSDB vai na mesma linha, o alvo imediato é o Banrisul, Ceee, Corsan, dentre outras estatais estratégicas. Realmente, também nesse aspecto (para desgraça – quase – geral), Bolsonaro e Leite estão bem afinados... Convenhamos!!!

...


*Conforme já tinha anteriormente colocado, continuo recebendo (através do e-mail, whatts, telefone... ou pessoalmente) muitos comentários elogiosos – e, eventualmente, alguns críticos - sobre o teor desta Coluna, que assino neste prestigiado jornal - com satisfação, diga-se de passagem - desde o início do ano passado. Alguns leitores acham que tenho que ser “mais incisivo” nas críticas; outros, pensam que – eventualmente - tenho “pegado pesado” ... sobretudo em relação à conjuntura política (especialmente nacional e estadual).


*Reitero, então, o que já tinha aqui manifestado: Como escreveu o dramaturgo Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”. No geral, tenho concordância. Respeito a todas as opiniões e registro que fico muito satisfeito com os comentários, sobretudo com as críticas construtivas. Não deixa de ser um demonstrativo de que nossa Coluna é bastante lida... e tem ajudado, espero, nas devidas reflexões de cada um (que varia, não tenho dúvidas, de acordo com a formação – e com a identificação política e ideológica de cada um). E segue a luta...


*Para quem não me conhece – ou me conhece apenas superficialmente -, informo que uma das grandes referências que tive na minha formação política e cidadã foi Jack London, escritor e ativista político – de esquerda - norte-americano (1876/1916). Autor de ‘Chamado Selvagem’ (também conhecido como ‘O Grito da Selva’), ‘Caninos Brancos’ e ‘O Lobo do Mar’, dentre outras obras primas. Inicialmente foi jornaleiro, balconista, operário de uma tecelagem e de uma usina elétrica, aventureiro.... Foi coerente com o que pensava, e assim agiu, durante toda sua breve - mas intensa - existência. É de Jack London a seguinte citação, uma das máximas que tem norteado minha vida, desde a adolescência:


“Se você não fala a verdade, se você esconde a verdade, se você não se levanta para falar num comício, ou se fala num comício sem dizer a verdade toda, então você está abaixo da verdade. Deixe-me ver a face da verdade. Diga-me como é a face da verdade!”.

...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, Poeta, dirigente político (PT) e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 26/07/2019.

Destaque
Tags
bottom of page