Sobre a possível vinda de uma filial da Havan para Santiago/RS ... y "Otras Cositas Más".
Da Redação*
Circula na mídia local a informação de que o polêmico empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan (matriz em Santa Catarina), estará em breve em Santiago/RS para "conhecer a cidade e ver a viabilidade do município" para a colocação de uma filial da loja. O convite teria sido realizado pelo prefeito Tiago Gorski Lacerda (PP), que teria também prometido "incentivos" do município para o megaempresário e seu irmão Nilton Hang, seu sócio.
Nada contra o município, através do Executivo, buscar para Santiago novas empresas, contribuindo assim para gerar empregos e renda (especialmente neste momento tão delicado para o país, notadamente para os trabalhadores que, dia-adia, vêem seus direitos e mesmo seus postos de trabalho despencarem... fruto de uma política equivocada e antinacional que vem sendo implantada no país desde o golpe que destituiu a Presidenta Dilma, acentuando-se agora com o governo Bolsonaro). Aliás, para refrescar a memória: o sr. Hang foi um entusiasta apoiador/financiador da questionada e fraudulenta campanha eleitoral (disparos milionários de fake news pelo whatsapp, caixa 2 etc...) que acabou elegendo o ex-capitão.
No dia 2 de outubro, cinco dias antes do primeiro turno, Luciano Hang publicou imagem com funcionários da Havan e camiseta de Bolsonaro / Foto: Reprodução Twitter - via Brasil de Fato
Muito pelo contrário! O povo, especialmente os trabalhadores (os jovens, sobretudo) de Santiago e Região precisam sim de investimentos, de fábricas, empresas e serviços que gerem empregos, caso contrário - com a estagnação que existe aqui e na Região, e não é de hoje - não lhes restará outra alternativa senão buscar outros espaços, à exemplo de tantos que já se bandearam daqui para outros municípios ... ou mesmo estados. Mais que necessário, está claro, a retomada da discussão sobre nossa "matriz produtiva" (se é que já foi feita - de verdade! - em alguma ocasião)...
Contudo, não é de bom alvitre "abrir-se as portas" de forma indiscriminada e açodada para "empresários" ou "investidores" dos quais não se conhece bem sua procedência, seu histórico - e suas práticas (a propósito, não se pode incorrer nos mesmos erros cometidos em Santiago num passado nem tão distante...), e que tenham por intento vir para cá somente para buscar mais e mais lucros.
Para contribuir nesse debate que estamos propondo realizar (com o Executivo e, em especial com a Sociedade local), achamos de bom alvitre elencar algumas matérias oriundas da mídia nacional (que podem dar uma ideia de quem é, do que pensa e de como age o sr. Luciano Hang à frente das lojas Havan).
Leiam a seguir e tirem suas conclusões: