Candidatos ao Piratini criticam Sartori em debate centrado no regime de recuperação fiscal
Sete candidatos ao governo do Rio Grande do Sul participaram, nesta segunda-feira (17), de debate na Rádio Guaíba. Por mais de três horas, os candidatos fizeram e responderam perguntas focadas no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), privatizações, finanças públicas, saúde, educação, políticas sociais e funcionalismo. O atual governador José Ivo Sartori (MDB), que aparece como líder nas pesquisas até agora, foi alvo de críticas dos outros candidatos, assim como Eduardo Leite (PSDB), segundo colocado em intenção de votos.
Mediado pelos jornalistas Juremir Machado e Taline Oppitz, o debate contou com a presença, além de Leite e Sartori, de Jairo Jorge (PDT), Júlio Flores, Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL). O debate foi focado na questão do RRF, plano do governo federal que se propõe a “socorrer” Estados com problemas financeiros, suspendendo o pagamento da dívida estadual por três anos, em troca de contrapartidas como a privatização de estatais e o congelamento de salários dos servidores.
As discordâncias se dão principalmente porque, caso o acordo seja assinado, quando a dívida voltar a ser paga, será com os juros corrigidos. Dentre os candidatos, ficou claro ao longo do debate que enquanto Leite e Bandeira concordam com Sartori em termos da necessidade de se assinar o acordo, os outros quatro candidatos são contrários a esse regime.
O tema veio longo na primeira pergunta do debate. O assunto foi definido por sorteio, assim como o candidato que deveria questionar outro, de sua escolha. Rossetto foi sorteado e se colocou de forma contrária à aderência ao regime. “A recuperação fiscal não recupera nada, apenas aprofunda. O senhor tem dito que esta lei permite contratar novos policiais e professores, mas, na minha opinião, não permite. O senhor vai assinar essa proposta ou vai contratar novos professores e policiais?”, questionou ao governador Sartori. (...)
CLIQUE AQUI para ler na íntegra (via Sul21)