Coluna Crítica & Autocrítica - nº 133
Por Júlio Garcia**
*Não restava nenhuma dúvida de que a mídia conservadora e hegemônica (especialmente a Globo e seus satélites) tentaria ignorar ou relativizar esse evento extraordinário: No último sábado, dia 28/07, ocorreu na Lapa, Rio de Janeiro, o #FESTIVAL LULA LIVRE, que contou, dentre outros artistas, com a presença de Chico Buarque de Hollanda, Gilberto Gil, Chico César, Odair José, Ana Cañas, Jards Macalé e Beth Carvalho. Mais de 80 mil pessoas estiveram presentes assistindo ao espetáculo e se manifestando em solidariedade ao ex-Presidente Lula, preso político num verdadeiro Estado de Exceção que está infelicitando nosso país.
* O Festival foi transmitido ao vivo pelas Redes Sociais (blogs, faces, twitters...), atingindo milhões de pessoas mundo afora. Na oportunidade, além de várias manifestações de peso a favor da liberdade de Lula e do direito do mesmo concorrer nestas eleições – como quer a maioria do povo - (“Eleição sem Lula é Fraude”, várias vezes enfatizado), foi lida uma Carta que o mesmo enviou aos presentes, cujos principais trechos reproduzo a seguir:
“Queridos artistas, estudantes, trabalhadores, meus queridos amigos reunidos nesse sábado,
Eu só posso agradecer a solidariedade de vocês. Quantas vezes, quando a sociedade calou diante de barbaridades, foram os nossos músicos, escritores, cineastas, atores, dramaturgos, dançarinos, artistas plásticos, cantores e poetas que vieram lembrar que amanhã há de ser outro dia?
Que ousaram acreditar em esperanças equilibristas e em flores vencendo canhões. Que se rebelaram contra o “Cale-se!” imposto pela censura, gritando que era proibido proibir. Que disseram que o povo da favela só quer ser feliz e andar com tranquilidade e consciência. Que denunciaram o sofrimento de quem sai do nordeste expulso não pela seca, mas pela miséria e ganância dos coronéis.
Ou que eram expulsos de sua casa e vê ela ser demolida para passar “o progresso” que não inclui o trabalhador, como cantou Adoniram.
Os que sempre estiveram onde o povo está, e que agora, nesta que é mais uma página infeliz da nossa história, se juntam novamente ao povo brasileiro para soltar a voz em nome da liberdade.
Onde querem silêncio, seguiremos cantando.
Vocês não sabem quantas vezes a música, os livros, a arte, tem me ajudado a atravessar essa provação, que não é maior que a de tantos pais e mães de família brasileiros que hoje não sabem como irão trazer comida para casa. É em nome deles que não podemos desanimar jamais.
Porque a gente ainda vai festejar, e muito. A alegria, a liberdade e a justiça de um povo que não tem medo e que não se entrega não.
Muito obrigado pelo carinho de vocês. Aquele abraço!
Luiz Inácio Lula da Silva”
...
*De várias partes do mundo tem chagado mensagens de solidariedade e apoio a Lula. Somente na última semana, 29 congressistas norte-americanos, dentre os quais o senador Bernie Sanders, que foi pré-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2016, enviou carta ao governo Temer denunciando a prisão política de Lula, com base em “acusações não comprovadas” em um julgamento “altamente questionável e politizado”. Defendem ainda na Carta que Lula responda ao processo em liberdade, e afirmam que “a luta contra a corrupção não deve ser usada para justificar a perseguição de opositores políticos ou negar-lhes o direito de participar livremente das eleições”.
*Contrariando toda a sorte de pressão, perseguição, impedimentos e dificuldades, mas crescendo a cada dia na preferência dos eleitores (que sabem que ele é vítima de uma armação jurídica/midiática que resultou em um processo fraudulento e numa condenação sem provas para inviabilizar que assuma novamente a Presidência da República), a candidatura do Presidente Lula será registrada em Brasília no próximo dia 15 de Agosto durante um grande Ato Político (que também ocorrerá em várias cidades do país).
...
**Advogado, Assessor Parlamentar, Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista), em 03/08/2018.