Crítica & Autocrítica - nº 127
Por Júlio Garcia**
*Última pesquisa do ‘Instituto Datafolha’ (da FSP) traz números nada alentadores para o golpista Temer e seu (des)governo impostor e entreguista. A propósito disso, escreveu o jornalista Fernando Brito no seu – conceituado – Blog ‘Tijolaço’:
“O desastre Temer tem pai, o PSDB, e mãe, a Globo. (...) O Datafolha, o único instituto de pesquisas que ainda registrava leves resíduos de apoio a Michel Temer, colocou-o no patamar que qualquer pessoa percebe, nas ruas do Brasil: os 3% que sobraram de avaliação de seu governo como “ótimo” ou “bom” são, virtualmente, zero.
Está coberta de razão e é de fazer enterrarem a cabeça, como avestruzes, os que foram responsáveis por este desastre que, em dois anos, se transformou em tragédia, a fala da Presidente do PT, Gleisi Hoffman, no Senado, em que ela diz que este pessoal “vazou”. (...) Temer não é recordista de impopularidade por ser um personagem caricato, mas por suas políticas - e suas políticas foram, essencialmente, todas aquelas que a direita brasileira desejava e apontava como saídas para a crise. E que, como está claro, só a aprofundaram. Nem está no poder por outra razão além do fato de a Globo ter cevado e apoiado a conspiração golpista. Logo estarão na internet e nos aplicativos de celular os nomes de quem votou para levar Temer à presidência e apoiou os seus projetos ruinosos - e se os candidatos do campo popular souberem ajudar a apontá-los, corajosamente, como faz [a senadora] Gleisi, o povão saberá entender.” (...)
...
*Falando ainda sobre pesquisas: saiu uma outra, agora aqui no RS, promovida por um certo ‘Paraná Pesquisas’. Os resultados dessa pesquisa são, no mínimo, questionáveis. Na mesma, o (des)governador Sartori (PMDB e aliados), fiel escudeiro do impostor Temer, seu colega de partido, aparece liderando as preferências para o governo do Estado nas eleições programadas para outubro próximo com 28%. Mas, por outro lado, nem tudo são flores para José Ivo, que também aparece como o candidato mais rejeitado....
*Nessa pesquisa, Sartori aparece à frente de Eduardo Leite (PSDB), que tem 11%, e de Miguel Rossetto (PT), com 10%. Jairo Jorge (PDT) aparece em 4º lugar com 8,2% das intenções de voto. Depois vem Luis Carlos Heinze (PP), com 6%, Abigail Pereira (PC do B), com 2,7%, Roberto Robaina (PSOL), com 2,4% e Mateus Bandeira (Novo), com 1%.
*Da mesma forma, soam muito estranhos os números da pesquisa para o Senado: Ana ‘relho’ Amélia (PP) aparece bem à frente do Senador Paulo Paim (PT) - o segundo colocado - e de Germano Rigoto (PMDB), que vem em terceiro, mas bem mais distante. E para a Presidência da República no RS a ‘Paraná Pesquisa’ aponta Jair Bolsonaro (PSL) à frente de Lula (PT)... -‘Pode isso, Arnaldo?!!’
...
*Ora, um governador que administra tão mal o Estado, que teima em tentar privatizar o patrimônio público, que não valoriza o funcionalismo... que maltrata ‘sem dó nem piedade’ os professores... ter 28% da preferência dos eleitores? E a senadora golpista - que recentemente apoiou a truculência da extrema-direita latifundiária gaudéria contra os integrantes da Caravana de Lula no RS, além de outras maldades – estaria mesmo com 45% das intenções de voto dos gaúchos? E o Boçalnaro à frente de Lula - que lidera de forma absoluta em todas as demais pesquisas já realizadas no país? Só no Paraná Pesquisas... Difícil, portanto, acreditar na seriedade – e precisão - desses números...
...
*O STF divulgou que o julgamento sobre supostas ‘irregularidades’ nas arrecadações relativas a última campanha eleitoral da Senadora Gleisi Hoffman (PT/PR, Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores) foi marcado para a próxima semana. Sem surpresa: a perseguição (ao ex-presidente Lula, ao PT e aos petistas, principalmente) continua ‘a passos largos’ no país da parcialidade/seletividade do judiciário, do MP, da PF e da mídia conservadora partidarizada.
*A propósito disso, a senadora Gleisi Hoffman (foto) lançou Nota Oficial que, pela relevância, reproduzo abaixo:
“Recebi com serenidade a notícia de que a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar, na próxima terça-feira (19), a ação penal em que fui injustamente denunciada, sem qualquer prova ou indício de crime. Trata-se de acusação forjada nos subterrâneos da Lava Jato, onde criminosos condenados negociam benefícios penais e financeiros em troca de delações mentirosas, que servem à perseguição política contra o PT e os nossos dirigentes.
No meu caso, a cada falsidade desmascarada durante o processo, os criminosos foram mudando seus depoimentos e mentindo cada vez mais. É escandaloso que a Procuradoria Geral da República (PGR) tenha oferecido denúncia contra mim em vez de punir os que são acobertados pela Lava Jato.
Há quatro anos, aguardo o desfecho dessa trama. Nada vai apagar o sofrimento causado a mim e a minha família, os danos a minha imagem pessoal e política, mas vejo com alívio o dia em que a Justiça terá a oportunidade de me absolver e restaurar a verdade.
Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR)”
.......
**Advogado, Assessor Parlamentar, Midioativista - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista), em 15/06/2018.