Coluna Crítica & Autocrítica - nº 124
Foto: Ricardo Stuckert
(Publicado originalmente no Jornal A Folha - Edição nº 638 - em 04/05/2018)
Por Júlio Garcia*
*Prezadxs leitores, o tema central de minha coluna semanal - e não poderia ser diferente - são as manifestações ocorridas no Brasil e no Mundo por ocasião das comemorações do 1º de Maio – e seus desdobramentos:
*Pois então, foram milhares de manifestantes que tomaram as praças públicas, nesta última terça-feira, nos Atos relativos ao Dia Internacional dos Trabalhadores, o 1º de Maio. No Brasil – e em vários países do Mundo -, além da defesa da manutenção dos direitos e das conquistas históricas obtidas através de décadas e décadas de luta, do risco que os mesmos estão correndo de perdê-las, da necessária reflexão sobre a conjuntura adversa e outros temas relevantes, os trabalhadores denunciaram o arbítrio que vem ocorrendo no Brasil após o golpe do ‘impeachment sem crime’ que destituiu uma presidenta legítima e honesta, Dilma Rousseff.
*Nessa tônica, além da repressão que aumenta contra os movimentos sociais, especialmente no campo, mas também nas grandes cidades, foi denunciada a perseguição movida por setores do judiciário, do MP, da PF e da mídia corporativa contra lideranças petistas e de esquerda, em particular contra o ex-presidente Lula (condenado sem provas pelo tucano juiz Moro), num processo criminoso, eivado de irregularidades e parcialidades que deve, mais cedo, mais tarde, ser anulado.
*Em Curitiba foram mais de 40 mil manifestantes, oriundos de delegações vindas de vários estados brasileiros e de outros países que, durante todo o dia, demonstraram sua solidariedade ao Presidente Lula e somaram-se a outras milhares de vozes que, no Brasil e no Mundo, denunciam a prisão política do ex-presidente e clamam por #Lula Livre!
*A propósito, não é exagero dizermos que existe hoje uma verdadeira ‘Romaria’ pelo Presidente Lula em Curitiba, como muito bem descreveu o jornalista Fernando Brito no seu prestigiado Blog ‘Tijolaço’ que, pela relevância, reproduzimos abaixo:
“A direita brasileira, com todos os seus doutores e penas de aluguel não consegue ver na vigília por Lula em Curitiba e, hoje, na multidão que se deslocou para a capital paranaense aquilo que elas são: uma romaria.
Acham, também que deixando de publicar imagens como a que se posta acima, estes milhares de pessoas deixarão de existir.
Há quase um mês mantêm Lula dentro de uma quase solitária na Polícia Federal, mas Lula nunca esteve tão presente nas ruas, nas conversas populares, no imaginário coletivo.
Mas ainda estará à medida em que a situação do país for se deteriorando, como já é perceptível.
O país não tem governo, não tem perspectivas, não tem sequer candidatos capazes de representar esperanças. Tem, aliás, apenas um, que representa o ódio, única resposta que têm aos dramas do país.
Para eles, os pobres são preguiçosos, os nordestinos são indolentes, os moradores do prédio que pegou fogo são bandidos, os favelados são ladrões, enfim, as vítimas são os culpados pelos sofrimentos por que passam.
Pois Lula, que era um símbolo, está sendo transformado em mártir, em lenda, porque ela é a expressão fantástica de desejos que, ao contrário dos homens, não se se pode prender.
Desde o início escrevi aqui que o ex-presidente é mais livre do que seus algozes.
Lula está preso, mas eles estão mais ainda, porque não se livraram dele.”
***
*Foi um sucesso absoluto o evento com o ex-Ministro e ex-Vice Governador gaúcho Miguel Rossetto em Santiago, no último dia 28. Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, o pré-candidato ao governo gaúcho pelo PT primeiro assistiu a um qualificado “Momento Cultural”, magnificamente apresentado pelas companheiras Nara Madruga, Liamara Guarda Finamor, Terezinha Madruga, Rose Mari Rodrigues e pelo companheiro Rômulo Vargas (a apresentação contou com fundo musical de Chico Buarque e Milton Nascimento e da recitação de um Poema deste escrevinhador).
Após, Rossetto participou de um qualificado debate sobre conjuntura e propostas para a formatação do seu Plano de Governo. Participaram do evento militantes e lideranças de Santiago e de vários municípios vizinhos.
***
*Estive visitando no último final de semana e início desta Porto Alegre, Canoas e Região Metropolitana. Constou da minha agenda, além de questões relacionadas a Advocacia e compromissos particulares, duas importantes reuniões: uma com o Deputado Federal Marco Maia, ex-Presidente da Câmara dos Deputados (para quem presto Assessoria), e outra com o Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico (ambos do PT/RS). Na pauta a conjuntura, as próximas eleições, as ‘dobradas’, a luta contra o golpe e a campanha pela libertação de Lula e seu direito inalienável de ser candidato a Presidência da República. Eu também pretendia participar do Ato do 1º de Maio, que seria realizado no Parque da Redenção, em Porto Alegre/RS, mas que, por motivo da forte chuva que caiu na capital gaúcha, foi transferido para a tarde do próximo sábado na Esquina Democrática. – Até aproxima semana! #A luta segue!!!
*Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Assessor Parlamentar, Articulista e Midioativista. É Editor do Blog do Júlio Garcia e do Portal O Boqueirão Online.
Juliogarcia.adv@outlook.com