top of page

Diante de sem terra e pequenos agricultores, Lula faz maior ato de sua caravana em Palmeira das Miss


Por Luís Eduardo Gomes*


Coube ao pequeno município de Palmeira das Missões, com cerca de 34 mil habitantes, dar a Lula o seu maior palanque até o momento de sua caravana pelo Rio Grande do Sul. Milhares de pessoas lotaram o Largo Alfredo Westphalen, no centro da cidade, para receber o ex-presidente no mesmo momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidia acatar o julgamento de seu habeas corpus, empurrando qualquer decisão sobre sua prisão para depois do dia 4 de abril.


A explicação para o tamanho do público na cidade passa pelo fato de que Palmeira das Missões está localizada em uma das regiões com o maior número de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e onde os pequenos agricultores são mais organizados em movimentos sociais, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). É nesta região, na cidade de Sarandi – distante cerca de 45 km de Palmeira -, que está localizada a Fazenda Anonni, palco da primeira ocupação feita pelo MST no Estado, em 29 de outubro de 1985, quando cerca de 7 mil famílias, segundo relatos do movimento, ocuparam o local em busca rde uma terra para plantar.


No ato, que se iniciou por volta das 18h, representantes dos movimentos contaram suas histórias no palco e entregaram presentes ao presidente. A engenheira Monique, por exemplo, subiu ao palco para agradecer Lula por ter aberto uma universidade federal na região – o campus local da Universidade Federal de Santa Maria foi inaugurado durante o governo Lula. (...)


CLIQUE AQUI para continuar lendo (via *Sul21)

Destaque
Tags
bottom of page