Nota do deputado Marco Maia, do PT-RS, sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco
Na noite desta quarta-feira (14), fomos surpreendidos com a notícia do brutal assassinato da mulher, mãe, jovem negra, feminista e aguerrida militante dos direitos humanos, uma voz constante e imponente na denúncia das violações sofridas pelo povo pobre e favelado do Rio de Janeiro, Marielle Franco, vereadora mais votada em 2016 e militante do PSOL. Com ela também foi alvejado seu motorista Anderson Gomes. Não há dúvida para mim que esta execução da vereadora é mais uma fase do golpe de 2016, me parece claramente que é um recado para o conjunto da oposição e seus movimentos e lutadores sociais.
A morte de Marielle não ficará esquecida, não será escondida. Marielle, sua voz permanecerá entre nós e não será calada pelos seus assassinos. A tolerância com as atitudes fascistas terão de ter um basta.
O assassinato de Anderson e Marielle tem que ser profundamente investigado, os culpados terão que ser rigorosamente punidos pelas autoridades responsáveis.
Todas as evidências, conhecidas até o momento, apontam claramente para uma cruel execução. O povo brasileiro exige uma imediata apuração!
Quero externar aos familiares, amigos e amigas, aos militantes do PSOL e da esquerda o meu pesar e solidariedade.
Não nos calarão. Anderson e Marielle, presente!
Marco Maia - Deputado Federal do PT/RS