top of page

Para um olhar histórico e crítico do “julgamento” de Lula


Por Pedrinho Guareschi*


Rezei e meditei um bocado e peço licença para dizer isso. Não aceitem, mas se isso puder ajudar a pensar, já está ótimo. A melhor análise do fato histórico de ontem [24], para mim, é o que Samantha Torres me mandou:


“No julgamento mais importante da história do país, uma senhora negra serve café para três homens brancos, os quais julgarão um retirante nordestino. Se não entenderem o simbolismo disso, jamais entenderemos esse país”.


Gente, o Lula PRECISAVA ser condenado! Seria absoluta falta de lógica o Judiciário não garantir a hegemonia absoluta da Casa Grande. Eu ainda pensava que alguém do Judiciário teria condições de ter a capacidade crítica de ir um pouco além e ver que o que estava sendo julgado não era o Lula, mas todo um projeto de resgate da desigualdade brasileira de 500 anos. Mas nada! Como muito bem diz Lula, sempre que fala: Eles querem garantir esse “complexo de vira-lata” que ainda nos mantém escravos! É preciso incutir neles medo para que não se organizem.


Sim, a mulher negra servindo cafezinho é a MATERIALIZAÇÃO da desigualdade que se mantém inalterada e firme: a Casa Grande e a Senzala. Como clarissimamente postou o Frei Betto, quem foi julgado ontem foi o Judiciário! Vocês perceberam que sintonia perfeita? Já não dava para agüentar os “auto-elogios” recíprocos. Impressionante!


Para quem analisa isso criticamente, percebe que eles estão inseguros! Precisam se auto-legitimar! Percebem que lhes falta o pé (a lógica, como provou Mance).


Então se trancam em análises minuciosas e ridículas, mil suposições e induções, pois não conseguem mostrar de onde veio o dinheiro! Então SUPÕEM que veio do Lula! Teve até um juiz que começou a falar, numa retórica fenomenal, citando a Constituição, que diz que o Presidente é o primeiro mandatário da nação e... foi seguindo assim, concluindo: então, houve corrupção passiva!


Lembrei-me do Papa Francisco comentando que até Jesus Cristo, tinha entre seus doze um “que levava a bolsa...” e que aprontou. Esse juiz, nessa linha de idéias de que quem está à frente é responsável por tudo (vejam, esse é um dos dois grandes crimes de Lula!), não deixaria o Nazareno escapar! Isso não é ridículo? Se houvesse provas de que Lula chamou o fulano e disse: “desvie, roube!”, tudo bem. Mas isso não apareceu. Só suposições e convicções.


Basta de práticas assim tão ridículas! E os elogios vão até aquele que produziu essa “sentença anunciada”, como mostraram os mais de 100 juristas no livro que analisa essa peça. Nem um comentário sobre isso.


Eu fico pensando: Meu Deus, mas será que essa sentença foi tão clara e perfeita que não pode haver um mínimo de divergência? E dê-lhe elogios, num narcisismo recíproco de espantar! Que pensamento único fantástico!


Assim, de fato, é impossível uma consciência crítica, muito menos de si mesmo... Mas se não for assim, como vai ficar seu auxílio moradia e outros inúmeros privilégios? Que vergonha, meu irmão...


Mas estou percebendo algo esperançoso: essa Casa Grande está abalada, está fazendo água! Eles estão percebendo. E por isso precisam estancar qualquer tentativa de mudança!


No início desse século a senzala tentou levantar a cabeça... foram 4 eleições que incorporaram 40 milhões de excluídos!


Então se decidiu que era tempo de estancar essa ameaça! Logo depois da 4ª. eleição, em 2013, a elite decretou: “Não vai mais governar!” E toda a elite, com medo de perder os privilégios, começou a guerra: a câmara, comandada por Cunha, impossibilitou qualquer projeto, escancaradamente! E depois de impedi-la de governar, a cassaram. Então exultaram! Dilma já estava fora. E estão se esbaldando fazendo mudanças e saqueando o país.


Mas surge outro perigo: há alguém com mais de 30% de aceitação. Então precisa acabar com ele, esse retirante que pretende invadir o solar da Casa Grande.


Foi então marcado para morrer e sobre ele caíram todos os possíveis pecados do Brasil. Não se fala em mais ninguém. É ele o perigo. E está sendo apedrejado para que não levante mais a cabeça. Cai fora, intruso!


Mas ninguém consegue dominar a todos, nem o tempo todo.


Os pobres e oprimidos desse país, e TODOS OS QUE LHES SÃO SOLIDÁRIOS, se dão conta desses crimes escandalosos, mas despudoradamente escondidos, ou mistificados, pela serva fiel e submissa: a Grande Mídia, que faz o impossível para legitimar e justificar tantas injustiças e privilégios.


Não nos iludamos: os milhares de brasileiros que se mobilizaram nesses dias, são um sinal de esperança que a vida tem sentido quando colocada a serviço dos perseguidos e injustiçados.


E para terminar: Eu gostaria de poder adivinhar o que uma mulher negra, servindo cafezinho a 3 brancos que estão julgando um retirante nordestino, estaria pensando disso tudo.


*Pedrinho Guareschi (na foto com este Editor, no grande Ato Político em Defesa de Lula e da Democracia, dia 23/01, em Porto Alegre/RS) é Professor, Escritor, Filósofo, Teólogo, Sociólogo, Doutor em Psicologia e militante social. Foi padre da Igreja Católica, fortemente vinculado a Teologia da Libertação. É pós-doutorado no “Center for Social Structure and Social Change”, da University of Wisconsin, Madison, Estados Unidos. Tem ainda pós-doutorado em Psicologia Social e Comunicação (University of Cambridge, em Cambridge, Inglaterra).

Destaque
Tags
bottom of page