Representante do Governo Sartori recua, critica prefeito Tiago e descarta municipalização ou fechame
Da Redação*
A comunidade do Bairro Carlos Humberto e arredores, do município de Santiago/RS (em especial os pais de alunos, professores e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Eduardo Witt Schmitz) realizaram, no dia 18/01, um forte Ato de Protesto contra a possibilidade de municipalização e/ou fechamento da Escola pelo governo Sartori (PMDB/PP/PTB/PSD/PSB...), conforme havia sido noticiado. Na oportunidade, dentre outros oradores, falou o prefeito Tiago Gorski Lacerda (PP), informando ser contra a municipalização e que o interesse da Prefeitura seria apenas em relação ao prédio, caso o fechamento da Escola se consumasse.
O Ato de Protesto foi deveras expressivo, repercutiu na mídia local e regional - e já começou a dar retorno: na manhã de ontem, 26/01, a professora Tânia Carpes, Coordenadora da CRE 35, com sede em São Borja (também com atuação no município de Santiago), vinculada a Secretaria de Educação do RS (governo Sartori), durante entrevista à Rádio Santiago, informou que o processo de negociação com a prefeitura sobre a municipalização da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Eduardo Witt Schmitz (CIEP) "está encerrado". Manifestou ainda a Coordenadora sua estranheza e desapontamento em relação a postura do prefeito Tiago que, segundo ela, havia concordado com a municipalização em reunião realizada em Porto Alegre, tendo inclusive encaminhado ofício à CRE 35 sobre esse tema e que, no Ato de Protesto acima referido, teria omitido sua posição anterior, contradizendo-se. "Eu não entendi mais nada. Acabei na hora com a municipalização, fiquei muito chateada". "Se o prefeito me colocou lá [em Porto Alegre] uma coisa, e agora coloca outra, encerramos por aqui. Não temos porque estar leiloando nossas escolas. Quando falamos em Educação temos que ser sérias e honradas ... e temos que ter o fio de bigode", acrescentou, indignada.
Por fim, a Coordenadora Tânia Carpes descartou o fechamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Eduardo Witt Schmitz, bem como de sua cedência à prefeitura, tranquilizou a comunidade escolar e garantiu a continuidade normal do ano letivo.
...
Nota do Editor: Sem dúvida, uma grande vitória da comunidade, especialmente dos pais, professores, alunos, funcionários e cidadãos que se mobilizaram e foram à luta por seus direitos - e para manter esse importante CIEP funcionando.
- E.T.: O Portal está à disposição do prefeito Tiago para, querendo, oferecer sua versão em relação ao polêmico caso.