top of page

Coluna Crítica & Autocrítica – nº 121


Crítica & Autocrítica – nº 121


*2018, o ano que ora inicia – não é exagero afirmar -, será decisivo para definirmos se poderemos voltar a caminhar na direção de um país democrático, com geração de trabalho e renda, menos desigualdades sociais, mais justo, inclusivo, participativo e respeitado internacionalmente – ou continuaremos afundando (em todos os sentidos!), como está ocorrendo desde o golpe infame, entreguista e antinacional que derrubou uma Presidenta legítima, honrada e honesta, rasgou a Constituição e instalou o Estado de Exceção no Brasil.


*Além dos ataques aos trabalhadores com as antirreformas já aprovadas - ou em curso - pelo governo golpista, com o devido respaldo da maioria dos membros desse Congresso espúrio (como é o caso da reforma trabalhista e da previdência), da retirada de direitos, do aniquilamento de programas sociais, profissionais e culturais, potencializa-se agora o golpe com a tentativa de condenação em Segundo Grau do ex-presidente Lula, líder em todas as pesquisas para as eleições presidenciais deste ano e, assim, afastá-lo da disputa. Não vamos permitir isso. Como todo o país – e o Mundo - já sabe, “Eleição sem Lula é Fraude”!


*As alternativas, portanto, estão postas – e este mês de janeiro será, sem dúvida, um dos mais importantes para termos um ‘termômetro’ de como vai ser o ano: o resultado do julgamento do Recurso do ex-Presidente Lula, dia 24, pelo TRF4 em Porto Alegre, mostrará se o mesmo sucumbiu às pressões dos golpistas e alinhou-se ao parcial e autoritário juiz Moro (que realizou um julgamento tendencioso e político, condenando o companheiro Lula absolutamente sem provas, fato sobejamente denunciado por juristas renomados do Brasil e de todo o Mundo)... ou se, não cedendo às pressões dos golpistas (e, sobretudo de sua mídia, encabeçada pela Globo), absolverá Lula, uma vez que, como já foi dito, inexistem provas para condená-lo. E, sem provas cabais, condenar alguém é ferir de morte o Direito e rasgar a Constituição.


*Resumindo: No Primeiro Grau, uma condenação sem provas; um julgamento casuístico, viciado, ilegítimo ... e de exceção ... num Estado de Exceção... O único caminho para se fazer Justiça nesse processo agora, no Segundo Grau, é sua anulação... ou, então, a absolvição do presidente Lula.


*Mais que nunca, #Mobilizar é Preciso! O PT, a CUT, os demais partidos democráticos, a Frente Brasil Popular e os movimentos sociais combativos, estudantis e populares não irão esperar passivamente pelo julgamento do dia 24. De todo o país – e de várias partes do Mundo -, organizam-se caravanas para estarem em Porto Alegre desde a antevéspera do julgamento e, democraticamente – como prevê a Constituição -, exercerem o legítimo direito de manifestarem-se pacificamente, pressionando para que, finalmente, se faça Justiça e o ex-presidente Lula seja absolvido.


*Concomitantemente, “Comitês Populares em Defesa de Lula e da Democracia” (e do direito do mesmo ser candidato) estão sendo lançados em todo o país (dia 13/01 é a data sugerida para realizar os lançamentos nos municípios). **Atenção apoiadores(as) de Lula e da Democracia - de Santiago e Região - que puderem deslocar-se à Porto Alegre dia 23: contatar com os membros da Direção Municipal e Regional do PT.


*"Ousar Lutar, Ousar Vencer!" #GolpistasNãoPassarão! #2018LulaPresidente! luta!


(Por Júlio Garcia, especial para o Portal O Boqueirão Online)

Destaque
Tags
bottom of page