top of page

Poema II

Nestes dias de "Feira do Livro", resgato hoje este poema (um dos meus preferidos, oriundo do meu livro Cara & Coragem - Poemas, que encontra-se praticamente esgotado).

A propósito, estou com um novo livro 'quase pronto' para ser editado (deve ser lançado no segundo semestre de 2018). Oportunamente informarei sobre data e local de lançamento.

Tenham todxs um ótimo domingo! (Júlio Garcia)


Poema para Walt Whitman Cismando nesta noite, olhando as estrelas, a lua que surge radiante, majestosa, vem a mim a lembrança do Poeta do Corpo & da Alma, das Folhas de Relva. Guardadas as inevitáveis diferenças físicas - & a distância -, geradas por mais de um século entre eu e você (tenho hoje, também, Walt Whitman, 37 anos completados - não faz muito, e a saúde, no entanto, regular...). Mais uma vez relendo teus Poemas, camarada ouso dizer que partilhamos uma profunda identidade (cumplicidade)... Como você, Walt Whitman (me permita ainda, sem pretenções maiores) também pretendo continuar lutando e, se possível, compondo assim, até o final. Tentarei cantar, como você (magistralmente) cantou a saga dos soldados, dos operários & dos jovens homens abatidos cruelmente, da forma mais vil & infame imagináveis... Sim, também cantarei & glorificarei os nossos mortos, os heróis - vitoriosos ou derrotados os camaradas, os amantes... Assim como cantarei os continentes ... os oceanos... e as partículas mínimas que integram o átomo/o corpo... cantarei - também - a metafísica... o presente, o passado & um porvir diferente ... digno, decente (para todos) solidário ... e feliz! Como você, Walt Whitman -cósmico e atual, poeta/profeta eu cantarei a Raça Humana & os seres -todos- que habitam o Universo... os rios, os mares, as selvas, os campos, as savanas... E também, amigo, poeta-irmão: cantarei em versos livres, despojados, o gesto delicado, carinhoso ou viril - do homem, da criança, da mulher - que anuncia a paixão, a rebeldia, a curiosidade & a ternura... Nesta saga, enquanto haver a Chama & a Energia (que habita & impulsiona o Ser): -a Vida, a Morte, o Amor a Justiça & a Liberdade (e sua incansável, permanente & obcecada busca)... Eu cantarei. Júlio Garcia - in Cara & Coragem - Poemas - 1995

...

*Foto: Walt Whitman (Huntington, 31 de maio de 1819 – Camden, 26 de março de 1892) foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, considerado por muitos como o "pai do verso livre". Paulo Leminski o considerava o grande poeta da Revolução americana, como Maiakovsky seria o grande poeta da Revolução russa. (Wikipedéia)

Destaque
Tags
bottom of page