Ex-ministro da Educação Fernando Hadadd vem à POA falar sobre os Institutos Federais de Educação
A redução de recursos para os institutos federais de educação, fruto da política do atual governo federal de congelar por 20 anos os investimentos na área social, incluindo a Educação (PEC 55, conhecida com a PEC do Teto dos Gastos Públicos) e a importância da Educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento do país são os assuntos a serem abordados nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, em palestra do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (foto).
O evento é promovido pelas Frentes Parlamentares: em Defesa dos Institutos Federais do RS (coordenada pelo deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, do PT/RS), em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica, em Defesa da UNIPAMPA e em Defesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA).
Para o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais do RS, deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, a situação dos institutos federais tomou corpo junto à Assembleia Legislativa a partir de medidas tomadas pelo governo federal que reduzem o financiamento dos institutos federais. “No final do ano passado realizamos uma audiência pública para analisar o impacto desta política e já naquele momento ficou claro os enormes prejuízos que estes cortes causarão- e estão causando- nos nossos institutos. Acompanhamos a mobilização das nossas reitorias junto ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) para proteger os orçamentos para a educação tecnológica, e participamos das mobilizações quando o MEC cortou recursos para investimento e custeio. Fruto deste debate criamos a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais do RS”, ressalta o deputado Nelsinho.
O deputado Nelsinho Metalúrgico também frisa a importância deste projeto implantado pelos governos Lula e Dilma de expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica, através da criação dos Institutos Federais, “que infelizmente está ameaçado pelo governo Temer, que congelou por 20 anos os investimentos na área da educação e está realizando cortes orçamentários e contingenciamento de recursos para os Institutos. Não se pode penalizar 55 mil estudantes e tantos outros que ainda vão ingressar nos mais variados cursos. Não podemos aceitar a política de exclusão e retrocesso deste governo ilegítimo”, afirma o parlamentar.
*Com a Assessora de Imprensa do Gabinete do Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico do PT/RS, jornalista Adriana Morais Rodrigues - Registro: 8457/MTE