top of page

Coluna C&A nº 118


Crítica & Autocrítica nº 118


*Buscando aprimorar - e potencializar - nossa intervenção na mídia, especialmente na 'terrunha' (informando, debatendo e fazendo o necessário contraponto à mídia tradicional... e seus satélites locais e regionais) via “blogosfera”, os Editores do Blog ‘O Boqueirão Online’ decidiram que, após mais de 10 anos de luta e existência contínua, o Blog seria substituído por um Portal, ferramenta mais moderna e que possibilita um maior acesso às informações (e uma maior interação), e que já está "no ar" desde 10 de setembro.

***

*Pois o Portal está à disposição de todxs que quiserem com ele colaborar, seja através do envio de notícias, artigos, comentários, bem como através de anúncios e patrocínios (na forma de ‘apoio cultural’ - ou mesmo comercialmente). -Afinal, para se manter ativo, independente e aprimorar-se cada vez mais, todo apoio – inclusive financeiro – será muito bem-vindo!!

***

-Os contatos dos(as) interessados(as) em anunciar e/ou colaborar com o Portal podem ser realizados através do e-mail oboqueiraoonline@gmail.com e/ou fone/whats 55-98459-5009.

***

*Mas o que é mesmo o ‘Portal O Boqueirão Online’? Trata-se de “Um Portal de notícias, política, artigos, cultura, entrevistas, variedades, opiniões... y otras cositas más!” – É “Uma alternativa inteligente, democrática e posicionada para quem busca informações que fujam do 'lugar comum' da chamada 'grande mídia' (com suas contumazes distorções, hipocrisias, limitações e parcialidades)...”

***

*Na última edição de nossa Coluna Crítica & Autocrítica (nº 117, de 28 de julho), dizíamos que “o Estado de Exceção continua correndo solto em nosso maltratado país. Com o golpe parlamentar/jurídico/midiático/empresarial que derrubou uma Presidenta legítima e honesta, a Constituição foi rasgada, o Estado Democrático de Direito substituído pelo Estado de Exceção; traíra golpista na presidência montou um governo de ladrões; juízes e procuradores parciais, autoritários, muitos fundamentalistas; prisões e condenações sem provas; presunção de inocência ignorada; perseguições seletivas direcionadas aos petistas, tucanos e afins esquecidos ou mesmo 'protegidos' pelo MP e Judiciário... caça implacável ao Lula etc... Essa, infelizmente, é a realidade hoje do país. Ainda bem que os olhos do mundo estão voltados para cá e não se pautam pela Rede Globo e suas versões tendenciosas e, não raro, criminosas”.

***

*Pois, temos de constatar que, quase dois meses depois, nada mudou no Brasil. Aliás, mudou sim... mas para pior... como podemos constatar na recessão crescente, na destruição da legislação trabalhista (CLT), no aumento do desemprego, no fiasco das excursões do usurpador em suas viagens internacionais, na liquidação das nossas estatais estratégicas, na entrega de parte importante da Amazônia à dita ‘iniciativa privada’, assim como no retrocesso que representam certas sentenças judiciais (como se deu em relação à ‘cura gay’, por exemplo).

***

*Também devemos registrar o retrocesso de certas ‘declarações’ de generais saudosistas da ditadura, respaldados por setores (bastante minoritários, é importante registrar, mas preocupantes) da maçonaria e de grupelhos de extrema-direita ... Sem falar no que acontece aqui no RS, onde temos um desgoverno (Sartori e Cia) que prejudica os gaúchos sobremaneira e massacra - principalmente - o funcionalismo, arrochando, parcelando e atrasando seus parcos salários.

***

*Ainda sobre o golpe e a difícil conjuntura que vivemos, é importante registrar o ‘desabafo’ do Deputado Federal Marco Maia, do PT gaúcho, quando acompanhava a Caravana do ex-Presidente Lula no Nordeste. Disse ele: “Perceberam agora que o golpe não foi só contra Dilma ou contra o Partido dos Trabalhadores? O golpe foi contra os brasileiros! Temer extinguiu uma área ambiental maior que a Dinamarca, gigante! Nesta área estão várias espécies, animal e vegetal, além das tribos indígenas, lá está o que o país tem de mais importante, nossas reservas ambientais. O que Temer finge que não entende é que essas reservas não pertencem a ele e seus cúmplices, pertencem única e exclusivamente ao povo brasileiro.


Desculpem o desabafo, mas sabem qual é o sentimento? Como se entrassem nas nossas casas e roubassem tudo e depois ainda colocassem fogo na casa para não sobrar nada, nenhum vestígio.


É triste, é cruel, é desumano, Temer entrega o que temos de mais valioso.


Pessoal, precisamos da ajuda de vocês! Aqui na Câmara estamos resistindo, mas precisamos de muita mobilização popular, é hora de unir o Brasil.”

***

*Mas, em maior ou menor intensidade, há resistências crescentes ao golpe. A CUT e outras centrais, os Movimentos Populares e a Juventude prometem não dar trégua aos golpistas. E aqui no RS, à exemplo do que vem ocorrendo em outros estados, essa política liquidadora promovida pelos governadores aliados de Temer enfrenta resistências cada vez mais decididas. Exemplo disso é a luta liderada pelo Cpers/Sindicato, que não se vergou ao governicho gaudério e foi à Greve – e aponta o caminho da luta para as demais categorias igualmente atacadas por Sartori, Temer e cia. -Porque ... como dizia o Poeta: "navegar é preciso!" - E a Luta segue! (Por Júlio Garcia, especial para o Portal 'O Boqueirão Online')

Destaque
Tags
bottom of page